Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).

” Queridas famílias, muita paz!

Reiniciamos as aulas após o recesso pelo carnaval.

Voltamos em um novo tempo litúrgico: tempo da QUARESMA, iniciado com a quarta-feira de cinzas, tempo propício para revermos nosso coração e nossas atitudes. Na QUARESMA, somos convidados a viver três aspectos: jejum- oração – esmola. Segundo o Papa Francisco: “a ORAÇÃO fortalece a conexão espiritual com Deus, orar nos molda o coração de acordo com o coração de Deus, nos ajuda a sermos mais irmãos uns dos outros e reforça a certeza de que somos filhos e filhas amados(as) de Deus.

O JEJUM simboliza o controle sobre as necessidades materiais. Na linguagem inaciana, jejuar é “sair do próprio amor, querer e interesse”, ou seja, viver na simplicidade de quem renuncia a um “EU” enorme por um “mundo diferente”. E a CARIDADE expressa a compaixão pelos nossos irmãos mais pobres”.

A esmola não se reduz a um gesto de ordem apenas material: ela manifesta “um ato que indica o fazer-se companheiro de viagem de quantos se encontram em dificuldade”, participando na sua situação, com ternura.

Por isso, para ampliarmos o nosso olhar para nossos irmãos a Igreja do Brasil nos proporciona todos os anos a CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Este ano: a FRATERNIDADE e a AMIZADE SOCIAL, com o lema: ” Vos sois todos irmãos e irmãs.” Mt 23,8.

A CF é uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil com a preocupação com o tema da caridade e amizade social, para que, no tempo quaresmal, sejam alcançados os corações dos cristãos. Pois o fruto da oração e da penitência é a caridade, exercida também pela Campanha da Fraternidade.

Procuremos aproveitar esse tempo para fortalecermos nossa fé Naquele que viveu e se entregou por amor a nós. Assim como, viver a beleza da fraternidade social.” 

Abraços de uma Santa Quaresma!

A Direção. 

Campanha da Fraternidade 2024

A Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).

Oração da Campanha da Fraternidade 2024

Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, nos eduque para fazermos vossa santa vontade! Amém.

Hino da Campanha da Fraternidade 2024

O Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2024 é a expressão musical da mensagem que se quer fazer ecoar por meio do tema da Campanha “Fraternidade e Amizade Social” e do lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs.” (cf. Mt 23,8).